0800 022 3460 • (21) 3405-3460 • 98130-2049 • 3405-3465

Fale Conosco

  • Revestimentos em poços de Rocha Cristalina
  • Confirmação de Rocha
  • Tubos de Isolação Sanitária
  • Reabertura de poço
  • Desenvolvimento de Poço
  • Cimentação e Laje de Proteção de poço
  • Teste de Verificação de Vazão
  • Análise da Água
  • Filtros e Pré-filtros
  • Equipamento de Bombeamento de poços

Revestimento

É aquele que capta água das reservas mais profundas e se apresenta como jorrante, não necessitando de equipamento de bombeamento para a retirada da água.
Também capta água das reservas mais profundas, mas necessita da instalação de um sistema de bombeamento para retirada da água.
O poço semi-artesiano exige pouca manutenção. Uma vez que tenha sido bem construído e corretamente equipado, precisa apenas ser bem operado. Uma manutenção preventiva (revisão de bomba, cabos e quadro) a cada um ou dois anos é suficiente.

Confirmação de Rocha

Ao atingir uma rocha cristalina na perfuração de um poço artesiano, é necessário que se confirme sua consistência, para que a mesma possa receber tubos de revestimento com segurança. Esses tubos têm como finalidade isolar o aquífero freático, a fim de evitar problemas como contaminações da superfície.

Caso a rocha não apresente consistência ideal para receber os tubos, o tempo inicial do projeto pode se estender, já que é necessária uma nova confirmação e mais tubos para a garantia de um bom revestimento e um serviço de qualidade.

Tubos de Isolação Sanitária

Em obras que existe um risco de contaminação, desmoronamento ou perda de fluido, é necessária a instalação de tubos de isolação sanitária.

Reabertura de poço

Em casos de utilização de tubos de isolamento de maior diâmetro, revestimento de filtro ou pré-filtro, ocorrências de fatores geológicos, fraturas e/ou materiais inconsistentes que possam acarretar em algum tipo de problema no funcionamento do poço, é necessário que seja feita uma reabertura do poço para que seja feita a colocação de novos tubos de revestimento em local mais profundo.

Desenvolvimento de Poço

Em locais onde foram utilizados pré-filtro e houve a entrada de lama nas camadas sedimentares, é necessário o desenvolvimento de poço, feito através de bombeamento por compressor ou bomba submersa no poço, permitindo assim uma passagem de maior volume de água.

Cimentação e Laje de Proteção de poço

Depois de concluído o processo de perfuração, é realizada a cimentação das paredes do poço, do tubo de revestimento e da laje de proteção sanitária, para isolar o local perfeitamente, garantindo um serviço de qualidade.

Teste de Verificação de Vazão

O teste de verificação de vazão engloba todos os valores hidrodinâmicos do poço (nível estático, dinâmico e vazão de exploração).

Com os dados da perfuração (profundidade e vazão estimada), a equipe especializada da São Geraldo Poços Artesianos realiza o Teste de Vazão conforme as normas atuais da ABNT.

Análise da Água

Antes do uso e do consumo humano, a água precisa passar por uma rigorosa análise feita em laboratório e prevista por lei na Resolução SS65. Tal análise visa conhecer a potabilidade da água que está sendo captada do poço artesiano, possíveis elementos em excesso que possam restringir sua utilização, atender as exigências tanto da Vigilância Sanitária quanto para requerimento de Outorga de Direito de Uso, além de monitoramento periódico.

Filtros e Pré-filtros

São necessários filtros e pré-filtros em projetos de rocha sedimentar para casos de detecção de problemas como desmoronamento ou desprendimento de material sólido das fraturas no poço artesiano.

Equipamento de Bombeamento de poços

Para garantir o sucesso e a qualidade do trabalho realizado, são feitos testes de bombeamento, para a determinação de parâmetros hidrodinâmicos dos aquíferos e para a verificação da qualidade da construção das obras de captação de água subterrânea, além de ser a ferramenta indispensável para a determinação de vazões de exploração de poços.

O teste é feito a partir do registro da evolução dos rebaixamentos em função do tempo no bombeamento de um poço.